segunda-feira, 30 de abril de 2012

Recursos geológicos

Os recursos geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crusta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem. Constituem a fonte de matérias-primas a partir das quais, direta ou indiretamente, são fabricados os mais diversos produtos usados no quotidiano. Podem ser materiais sólidos, líquidos ou gasosos ou as propriedades desses materiais, como o calor ou a radioatividade que certas rochas e minerais libertam.
Os recursos geológicos podem ser renováveis - gerados a uma velocidade superior àquela a que são explorados - ou não renováveis - consumidos a uma velocidade superior àquela a que se formam. A maioria dos recursos geológicos são do tipo não renovável, esgotando-se rapidamente.
De acordo com as funções que podem desempenhar, os recursos naturais podem ser classificados em recursos energéticos (combustíveis fósseis, energia solar, energia geotérmica, energia hidroelétrica, energia eólica, energia nuclear), recursos minerais (metálicos e não metálicos) e recursos hidrogeológicos. Esta não é, porém, uma classificação rígida pois a água, por exemplo, tanto pode ser considerado um recurso hidrogeológico como energético.
A exploração dos recursos geológicos tem vindo a aumentar de forma dramática com o crescimento da população humana e com desenvolvimento industrial. Muitos destes recursos caminham para o esgotamento, o que torna urgente a adoção de uma exploração sustentada.
Esta notícia informativa à cerca dos recursos geológicos, faz-nos repensar na velocidade à qual estes são utilizados e de uma certa forma desperdiçados. Então é necessário apostar mais nos recursos renováveis como Portugal tem vindo a fazer, e pôr de lado os não renováveis na medida em que estes irão terminar num futuro breve na qual não ficarão disponíveis para as gerações vindouras. É de extrema urgência desenvolver formas sustentáveis de os explorarmos.

Trabalho baseado no livro de geologia12ºano e apontamentos do caderno diario.

1 comentário:

  1. que engraçado, andava à procura de informação e apareceu justamente o vosso blog

    Parabéns :)

    ResponderEliminar

Seguidores