quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exploração e modificação dos solos

O solo é, numa definição tradicional, o meio natural para o crescimento das plantas, quer sejam desenvolvidos horizontes de solo, ou não. Neste sentido, a espessura do soloé determinada pelo comprimento das raízes das plantas.
No estudo de um solo podemos considerar a coexistência de três fases da máteria: uma fase sólida (50%), uma fase líquida (25%) e uma fase gasosa (25%).
  • Fase sólida - é constituida por minerais e restos orgânicos. Nesta fase considera-se a existência de uma fracção mineral, que representa 70%. Nesta fase pode também ser considerada uma fracçãi orgânica, constituida por um tipo particular de matéria orgânica, designada por húmus.
  • Fase líquida - é essencialmente formada pela água que se infiltra no solo ou ali origunada.
  • Fase gasosa - é constituida, em grande parte, pelo ar e por outros gases ali libertados na sequencia da actividade biólogica caracteristica de um solo.

Organização do solo



Decidimos publicar algo sobre o solo porque, achamos que ainda hoje existe uma ideia errada do que é o solo, e como ele é constituido. Logo como estamos a dar este tema naa aula de geologia, talvez possamos esclarecer algumas pessoas sobre o assunto.


Texto baseado:

No livro de geologia de 12º ano
Apontamentos do caderno diario.
E imagem retirada de: http://www.dct.uminho.pt/pnpg/gloss/horizontes.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores