quinta-feira, 15 de março de 2012

Os neandartais

       O homem-de-neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta, fóssil, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 000 anos atrás até aproximadamente 29 000 anos atrás tendo coexistido com os Homo sapiens. Alguns autores, no entanto, consideram os homens-de-neandertal e os humanos subespécies do Homo sapiens (nesse caso, Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente
        Existem ainda hoje muitas duvidas sobre a coexistência entre o Homo Sapiens e os neandartais. Em consequência dessas duvidas foram surgindo várias teorias de vários autores que pretendem explicar o que terá acontecidos, que iremos indicar de seguida:

  • Há quem defenda que a baixa densidade populacional da época permitiu que os dois não tenham estabelecido contacto, existindo uma segregação a nível social que considerasse "tabu" qualquer aproximação e, claro, hibridização.
  • Outros autores, baseando-se, por exemplo, na descoberta de um fóssil de um menino de quatro anos conhecido como o "Menino de Lapedo", em Vale do Lapedo, Portugal, crêem que está provada a ligação e cruzamento do homem moderno com o "Homo sapiens neanderthalensis".
  • Outros autores, ainda, preferem uma abordagem de meio termo, crendo que poderão ter existido contactos pouco relevantes a nível cultural e mesmo genético, já que podiam, até, considerar-se como espécies assumidamente diferentes.
Assim a extinção do homem-de-neandertal também não está esclarecida, mas persistem várias hipóteses, todas elas baseando-se no pressuposto de que houve competição com o Homo sapiens, que se mostrou mais adaptado, tendo em vista a sobrevivência da espécie.

  • Alguns autores consideram que o facto de o homem-de-neandertal não ter evoluído durante cerca de 200 000 anos em termos de cultura material faz supor uma inteligência prática baixa, apesar de o seu cérebro ter sido maior que o do homem moderno (de facto, nada se sabe quanto à organização fisiológica e neurológica dos neandertais).
  • Outra hipótese centra-se na baixa mobilidade das suas populações, atestada pela reduzida área geográfica onde se estabeleceram, bem como pela sua constituição óssea, de secção circular, adaptada ao esforço mas pouco adequada a uma locomoção ágil, como acontece no caso do "Homo sapiens" com ossos de secção oval.
  • Outros autores referem a falta de variedade genética que teria decorrido da consanguinidade, devido a um crescente isolamento social e comunitário, talvez como reacção a contactos hostis com o homem moderno.
Baseado no que tudo endica na informação reformulada de  Érico Júnior Wouters (usando Huggle)



Portanto é uma assunto bastante importante para descutir e para dar-mos a nossa opinião. Na nossa opinião, houve uma junçãao entre o homem actual e o homem-de-neandertal. Logo devemos estar atentos que podemos de ter ancestrais neandertais. Se será esta a ideia correcta, não sabemos, mas deixamos a nossa opinião para que um dia quem sabe podermos discutir e chegar a uma conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores