terça-feira, 20 de março de 2012

Portugal já tem um inventário geológico

Portugal já tem o seu primeiro inventário geológico, um projecto coordenado pela Universidade do Minho (UMinho) e que permitiu a identificação de 326 sítios com interesses científico «fundamental» para o conhecimento do país. «Havia já um levantamento feito ao nível da fauna e da flora, mas era fundamental classificar locais de valor abiótico, com interesses cientificos, revelando a importância de ser gerido e preservado pelas autoridades nacionais que tratam da conservação da natureza», explica o coordenador do projecto.
Segundo josé Brilha, do Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da UMinho, o levantamento daqueles sítios teve em conta, não só o valor científico dos locais, mas também a vulnerabilidade do património. A lista geral inclui, por exemplo, o granito de Lavadores (Gaia), os blocos erráticos de Valdevez (Gerês), as minas da Borralha (Montalegre) e os fósseis da Pedreira do Valério (Arouca).


Fojo das Pombas, em Valongo
 Estavamos a ver o jornal de noticias e achamos importante dar a conhecer este tipo de noticias pelo facto de mostrar, que Portugal começa a dar cada vez mais importancia ao nosso patrimonio geologico.

Retirado de uma notícia do jornal de noticias

1 comentário:

Seguidores