quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A história geológica de uma região

        O levantamento geológico é um dos aspectos fundamentais da geologia de um país ou de uma região, constituindo uma fonte de informação indispensável e valiosa que pode ser utilizada como um recurso fundamental nas variadas actividades humanas.
        A cartografias permite que numa representação no plano ( a duas dimensões) sejam disponibilizadas não só informações respeitantes ao relevo, ou seja, sobre o que existe acima da superfície topográfica, mas também informações sobre os materiais que se situam abaixo dessa superfície.

Mas para que servem as cartas geológicas?

As cartas geológicas fornecem-nos importantes indicações sobre a estrutura geológica do subsolo.

 Por esta razão, tornam-se num documento fundamental em muitas das actividades da nossa sociedade. Entre outros aspectos, são muito úteis para:
    - a prospecção e exploração de recursos energéticos; - a prospecção e exploração de recursos minerais; - a prospecção e exploração de águas subterrâneas; - a selecção e caracterização de locais para a implantação de grandes obras de engenharia (barragens, pontes, etc.); - estudos de caracterização e preservação do ambiente; - estudos de previsão e de prevenção de fenómenos naturais, como, por exemplo, actividade sísmica e vulcânica; - estudos científicos.
Podemos concluir, então, que é muita e diversificada a informação que pode estar contida numa carta temática de cariz geológico.

Assim, não são apenas os geólogos que recorrem a este tipo de carta; engenheiros civis, arquitectos, engenheiros agrónomos, pedólogos, geógrafos, entre outros profissionais, têm nas cartas geológicas a informação necessária para o seu domínio de intervenção.

Em Portugal, o organismo responsável pela execução das cartas geológicas foi, durante muito tempo, os Serviços Geológicos de Portugal, mais tarde integrado no Instituto Geológico e Mineiro, organismo já extinto. Actualmente, o organismo responsável é o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI).

As cartas geológicas e as cartas topográficas apresentam elementos informativos que são da máxima importância para uma correcta leitura e interpretação. São eles:

- a legenda;
- a escala;
- a orientação;
- a identificação;




Retirado do livro de geologia de 12º ano da Porto Editora

Achamos importente dar a conhecer um pouco das cartas geologicas, uma vez que faz parte do programa da nossa disciplina de Geologia e também para que possam vir a compreender um pouco melhor algumas noticias que podemos vir a incluir no nosso blog. Pretendemos também aumentar o conhecimento de quem procura saber mais sobre o Mundo da Geologia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores