quinta-feira, 8 de março de 2012

A evolução do homem

Desde sempre, nos interrogamos sobre as origem da humanidade, daí vários povos criaram mitos, como o de Adão e Eva, que segundo estes teriam sido o primeiro homem e a primeira mulher também chamada Eva mitocondrial, que seriam exactamente como os homens e as mulheres de hoje. Mas segundo Spencer Wells, responsável por traçar a árvore geneologica da humanidade, a Eva não teria sido a primeira humana, mas sim, a única cujos descendentes ainda seriam vivos actualmente.
A história da Humanidade começou estão com o aparecimento dos primeiros hominídeos à cerca de 4 ou 5 M.a., no continente Áfricano. Pensa-se que esta evolução esteve associada a variações ambientais resultantes de processos tectónicos. Só depois destes se difundirem em África e de se desenvolver as tecnologias, à cerca de 40 mil anos, é que foi possivel estes se aventurarem pelas regiões mais frias ou distantes, onde nunca nenhum hominidio tinha ousado ir. Foi através destas migrações que se forem acumulando diferentes genéticas, culturais e da lingua. Algumas destas, podem ser identificadas, pois segundo Spencer Wells, existem marcadores geneticos que nunca desaparecem e que se vão acumulando, permitindo-nos reconstituir as etapas de expensão do ser humano.
A primeira etapa foi o Próximo Oriente, onde há cerca de 100 mil anos o sapiens viveu por muito tempo lado a lado com os neandertais. A partir daqui, entre os 80 mil e 60 mil anos atrás, teve inicio a colonização da Ásia: algumas populações dirigiram-se para o sudoeste desse continente e parte dos seusdescendentes continuaram a viagem de ilha em ilha até à Nova Guné e à Australia, onde chegaram há pelo menos 60 mil anos. Como estavamos numa época glaciaria, grande parte dos oceanos da Terra congelaram, o que levou à descida do nivel do mar de cercade 100 metros em relação ao nivel actual, ou seja ocorreu uma regração, o que permitiu a viagem retratada atrás. De seguida, à aproximadamente 30-40 mil anos, seguiram-se dois caminhos: as populações que foram em direcção à Siberia Oriental, e os que colonizaram a Europa, acabando com a época dos neandartais. Em continuação, há cerca de 12 mil anos, os que foram em direcção à Siberia, seguiram para as Americas, havendo uma rapida colonização. A ultima grande expansão da humanidade moderna, iniciada só há 4 mil anos a partir da ásia Oriental e  terminada apenas há cerca de mil, foi para am mais remotas ilhas do oceano Pacifico.
Em conclusão, a evolução do homem deve-se então a importantes modificações  paluogeograficas e climaticas, associadas a variações do nivel dos oceanos , contribuiram para a definição de rotas migratorias que condicionaram todo o processo evolutivo.

Baseado no livro de geologia de 12ºano e  numa encicliopedia intitulada «A evolução do Homem», onde fomos acrescentando alguns factos retratados num documentário intitulado de «A árvore geneologica da humanidade»

2 comentários:

Seguidores