terça-feira, 20 de março de 2012

Uma nova perspetiva sobre os Neandertais diz que estes quase se extinguiram há 50.000 anos

Para além de este tema já ter sido abordado anteriormente, achamos que esta nóticia faz uma actualização sobre este e por isso de maxima importancia. Na nossa opinião é importante manter as pessoas e colegas que visitam o nosso blog, logo passamos a expor essa informação.




Esta nova perspetiva sobre os neandertais assenta num estudo de ADN e os resultados parecem indicar que os neandertais europeus mais antigos tinham morrido por volta de 50.000 anos atrás. Após esta quase extinção, um pequeno grupo de homens de Neandertal asiáticos recolonizou a Europa Central e Ocidental, tendo esta espécie de homem sobrevivido até ao período em que os seres humanos modernos entrarem em cena.

O estudo, resultado de um projeto internacional liderado por investigadores suecos e espanhóis em Uppsala, Estocolmo e Madrid, resultou de um trabalho sobre o ADN de fósseis de Neandertal do norte da Espanha, e os investigadores observaram que a variação genética entre neandertais europeus era extremamente limitado durante os últimos dez mil anos antes de os neandertais desapareceram. Mas os fósseis mais antigos de neandertais, bem como os fósseis da Ásia, tinham muito maior variação genética, a par com a quantidade de variação que poderia ser esperado a partir de uma espécie que tinham sido abundante numa área num longo período de tempo.

"A quantidade de variação genética em neandertais geologicamente mais antigos, bem como em neandertais asiáticos era tão grande como nos seres humanos modernos, enquanto que a variação entre os últimos neandertais europeus não era tão alto ", diz Götherström Anders, professor associado da Universidade de Uppsala e co-responsável pelo estudo.
Publicado por: Jornal de Arqueologia 

1 comentário:

  1. Gostamos muito da noticia !
    É importante conhecermos os nossos antepassados, saber a sua história e como viviam.
    Noticia bem conseguida :D

    ResponderEliminar

Seguidores