sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A duração dos acontecimentos geológicos ao longo da história

Em 1650, o arcebispo James Usseher (1581-1656), tendo em conta factos descritos na Bíblia, calculou a ata de formação da Terra. Esta teoria sido crida no dia 23 de Outubro, no ano 4004 a.C., ao meio dia.
 " Não há vestígio de um principio nem previsão de um fim"   
                                                                James Hutton, Teoria sobre a Terra, 1785

 "Ser-me-ia difícil lembrar ao leitor, que não está familiarizado com a geologia (...), a ideia da imensidade da duração do tempo geológico.
Nada melhor pode fazer-nos compreender o que seja a imensa duração do tempo geológico como a observação da acção produzida pelos agentes atmosféricos e que geralmente parecem ter tão pouco  poder e actuar de uma forma tão lenta. (...)
(...) relativamente à alteração produzida pelos agentes atmosféricos que transportam anualmente certos ribeiros, relativamente à extensão das superfícies drenadas, seriam necessários pelo menos seis milhões de anos para desagregar e para elevar (...) um relevo com cerca de 300 metros de rochas"
                                                          Charles Darwin, Origem das espécies, 1859

O tempo geológico compreende, provavelmente, algumas centenas de milhões de anos e não somente algumas dezenas de milhões.
Quanto ao período de tempo que antecedera o aparecimento da vida a que eu chamo de tempos cósmicos, absolutamente nada nos fornece a mínima ideia da sua extraordinária duração.
     Pierre Termier, em 1919, na conferência Os grandes enigmas da Geologia 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores