sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O Registo nas Rochas

                                            Fig.1. Grand Canyon
O espectacular vale de vertentes escarpadas conhecido por Grande Canyon, no Noroeste do Arizona, nos EUA, é uma das maravilhas naturais do Mundo. Escavado por entre as rochas ao longo de milhares de anos pelas águas do rio Colorado e pelos ventos, tem 350km de comprimento e a sua largura varia entre 6km e 30km.
Mas o vale é mais do que uma simples abertura na superfície da Terra. À medida que o rio foi abrindo caminho para baixo, expôs diferentes camadas de rochas até ali mantidas invisíveis sob a superfície. Na sua maior parte são constituídas por arenitos calcários, rochas sedimentares formadas quando a área se encontrava coberta por mares pouco profundos, há milhares de anos atrás. Eles contêm em resultado desse facto, muitos fósseis de espécies marinhas já extintas. Descer pelas íngremes que conduzem ao fundo do desfiladeiro é como viajar para atrás no tempo – quanto mais fundo se desce mas antigas são as rochas.

A Historia da Terra

Fig.2 Há 200milhões de anos

Fig.3 Há 250 milhões de anos

Fig.4 Há 500 milhões de anos

As camadas de rochas do Grand Canyon ainda são planas e horizontais, pouca alteração sofrido em relação à posição em que foram depositados há milhares de anos. Cada  camada contém um registo fossilizado dos animais e plantas que viviam no tempo da sua formação. Os seres vivos que se vêem por cima  - encontradas nos fósseis - mostram a historia da vida nesta área através das eras.

                                                              Livro:« Como Funciona a Terra» da Horizontes do Mundo

Através destes textos, fazemos uma pequena introdução para o tema «A História da Terra e da Vida», onde pretendemos demonstrar que o estudo dos estratos é importante para descobrirmos cada vez mais sobre e o planeta há milhares de anos. Como sabemos ainda existe pouca informação sobre o que tera acontecido nos anos que se seguiram à formação  da Terra, daí que seja importante continuar a estudar as rochas , tal como as que existem no Grand Canyon.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores