sábado, 19 de novembro de 2011

«Relógios» Sedimentológicos


Fig.1 rochas sedimentares (estratos)

A litostratigrafia é uma subdisciplina da estratigrafia que tem por finalidade a descrição e organização sistemática das rochas da crusta terrestre em unidade baseada nas suas características litológicas e na sua relação estratigráficas.
Assim a litostratigrafia procura estudar a evolução geológica de uma dada região, através da caracterização  de um conjunto de materiais que aí podem ser individualizados, tendo em conta as suas características litológicas, independente da sua idade.        






Fig.2

Esta baseia o seu estudo em cinco princípios fundamentais:

  • Princípio da sobreposição ( fig.2)  - em 1669, Nicolaus Steno enunciou que, numa dada sequência estratigráfica, os estratos que se encontram no topo são mais recentes que aqueles que estão na base. O princípio da sobreposição deve ser aplicado com precaução, uma vez que em terrenos que experimentam fenómenos de deformação, como dobras e falhas, o geólogo deve apoiar-se em métodos de interpretação complementares . 
  •   Princípio da horizontalidade – igualmente propostos por Steno, determina que os sedimentos que estiveram na origem  dos estratos são depositados, em regra, segundo camadas horizontais. (fig.2)                                                                                                                                                                                                                     
  •   Princípio da intersecção – um filão ou uma intrusão magmáticas é sempre posterior às formações rochosas que atravessa. (fig.3)  
  •   Princípio da inclusão – certos encraves que ficam englobados numa determinada rocha são provenientes de rochas mais antigas do que aquela que os contém. De uma forma geral, podemos dizer que qualquer rocha que contenha elementos de outras preexistentes é sempre mais recente.(fig.3)

fig.3

  • Princípio da continuidade lateral – um estrato tem sempre a mesma idade ao longo de toda a sua extensão, independente da ocorrência da variação horizontais (lateral) da fácies. Deste modo, uma camada limitada por um muro (base) e por um tecto (topo) e definida ao longo de toda a sua extensão lateral. (fig.4)



Fig.4
 
O estudo destes princípios é muito importante, porque é através destes que se consegue estudar as rochas e por consequência desta descubrir a sua idade. Se não fossem estes princípios, seria ainda mais difícil descobrir dados importante sobre o nosso planeta e assim continuar com duvidas e especulações.
Mesmo havendo métedos mais evoluídos para estudar as rochas, estes princípios continuam a ter a sua importante, porque foram estes que abriram caminho para o mundo das descoberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores