quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A viagem perdida de Darwin

Através da visualização do filme « A viagem perdida de Darwin» descobrimos, que através da viagem onde viria a descobrira a sua extraordinária teoria sobre as espécies, também ele descobriria factos importantes sobre a origem da Terra.
Tudo começou quando Darwin explorou as margens do Rio da Prada, há procura de fósseis, porque lá encontrou o tipo de solos propícios para encontrar fósseis ( camadas de rochas sedimentares). Darwin recorreu em grande parte as costas do Uruguai, foi nesses penhascos que ele encontrou fósseis gigantescos «relíquias de uma era esquecida». Foi então que ele descobriu que espécies já extintas como o gliptodonte (fósseis encontrado por ele) mas que têm todos primos que ainda hoje existem, neste caso o armadilho, entre outros exemplos descobertos na altura. « Não há qualquer facto na história do mundo», escreveu Darwin « que seja tão surpreendente como a exterminação ampla e repetida dos seus habitantes», também descobre que tantos as espécies já extintas como os primos se situam num mesmo local, para ele « Esta maravilhosa relação no mesmo continente, entre os mortos e os vivos, lançará mais luz sobre o aparecimento dos seres orgânicos na nossa terra e o seu desaparecimento dela,  do que qual quer outro grupo de factos.».
     Outro facto também interessante que ele descobriu foi quando ele viajou para Norte e subiu aos altos desfiladeiros dos Andes a mais de 3000 metros, perto da fronteira ente o Chile e a Argentina, onde descobre uma história nos rochedos sobre a própria Terra . Darwin chega a uma zona designada pela zona  rica de fósseis de Darwin, por ser nesse local que ele encontrou fósseis por toda a parte, como uma típica ostra antiga, que viveram há 150 milhões de anos, na era jurássica. Ele ficou surpreendido por estes serem moluscos que vivem em águas pouco profundas e que agora se encontram à 150 Km para o interior do país e a quase 3000 acima do nível médio do mar. Darwin descobre que camada após camada, as rochas estão repletas de fósseis e também sabe que estas deveriam ter estado de baixo de água, mas no entanto estavam no cima das montanhas. Naquela altura as pessoas viam o mundo como o produto de catástrofes subnaturais como o dilúvio de Noé, mas segundo Charles Lyell as partes da Terra podem se ter formado de forma gradual através de processos normais como: o vulcanismo, a sedimentação e a erosão, processos que ainda hoje ocorrem. Segundo Lyell se estas forças tivessem actuado durante um período longo de tempo, então poderiam explicar o aspecto actual do Planeta. O impacto que este modo de pensar teve em Darwin foi enorme.
O que lhe permitiu saber o que teria acontecido ás cordilheiras, foi um terramoto que teria acontecido durante a sua viagem, que provocou uma subida das camadas, o que segundo ele ocorreu também nas cordilheiras. Darwin imagina que os depósitos se devem ter formado na Terra ao longo de grandes períodos de tempo, depois enormes forças como os terramotos impeliram as camadas para milhares de metros acima do sítio onde foram formadas, o que permite concluir que a visão geológica de Darwin era extraordinária
.

Textos feito a partir da visualização do filme

1 comentário:

Seguidores